domingo, 26 de julio de 2015

1 de 97. Para o usuário final a UI é o sistema.

1 de 97. Para o usuário final  a UI é o sistema.

"For the end user, the interface is the system"

Vinayak Hedge







Esta é a regra que aparece no livro "97 things Every Software Architech Should Know" escrita por Vinayak Hedge editado, é claro, por O'Reilly.

Para o mundo da programação é uma frase muito clara, mas que ocasionalmente é esquecida, ou ao menos não lhe damos a devida importância.

O comentário de Vinayak Hedge chama a atenção para o relevante que pode ser conseguir uma UI muito boa, que possibilite uma boa interação e tenha a UX suficiente para que a UI deixe ver a totalidade do produto de software.

E esta regra, também, se encaixa perfeitamente no desenvolvimento do GO-Live do sistema em que eu colaboro atualmente.

Ao usuário final não lhe importa se abaixo da UI, você está fazendo:
- Transformação de exceções
- Tradução de mensagens
- Invocação do demônio da WS

Não lhe interessa se a gente está:

- Usando messaging (JMS)
- Invocando sistemas legacy
- Fazendo a gestão de segurança

Não, ele só se preocupa que o seu "comboBox" tenha os valores esperados e a mensagem de resposta traga uma descrição que ele possa entender (ufa!).

E é verdade, ele não precisa de preocupar :)

Fazer tudo isso de maneira transparente para o usuário final, eu acho que é uma das maiores satisfações que podemos ter....mas, eu devo admitir que às vezes dá vontade de dizer educadamente que ele deveria levar em conta a complexidade do processo para reconsiderar os seus comentários insensíveis ao nosso trabalho.

Tudo isso me faz lembrar de um comentário repetido de um de meus professores durante meus estudos de engenharia:


"Garotos! Para conferir a tarefa, eu parto do fato de que todos vão me dar o que eu pedi, se vocês quiserem aumentar a nota ... façam uma tarefa bonita".


Às vezes a gente pensa que o produto final é o que a gente considera o mais importante durante o desenvolvimento, e então negligenciamos muitas coisas e esquecemos os detalhes.


O que é interessante sobre esta regra é que, ao menos para mim, me faz lembrar que devemos cuidar os detalhes de qualquer coisa ....., pois como dizem no México:
o diabo está nos detalhes.


Vocês acreditam nisso?

;)





---
RuGI
Isaac Ruiz Guerra.

------------------------------------
Autor da foto acima:: Charlie_tj
http://www.flickr.com/photos/charlie_tj/5574623651/
------------------------------------
Eu vi a piada em:
coderfacts.
------------------------------------

No hay comentarios:

Publicar un comentario